3
Entreverdes e aventuras

Desafio Pico do Tira ChapéuSerra da Bocaina

Roteiro de 3 dias 2 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de R$ 989,00

Sobre Serra da Bocaina

A Viagem

Ponto mais alto da Serra da Bocaina, o Pico do Tira Chapéu além de famoso, é um verdadeiro mirante de onde podemos ver todo o planalto da Serra da Bocaina, os "Mares de Morros" do Vale do Paraíba e, em dias claros, o litoral de Paraty.

Ideal para aventureiros que curtem um trekking na montanha, é necessário determinação e fôlego para cobrir os 11km (ida) de subida até seu cume a 2088m de altitude.

Denominado "Tira Chapéu" por sua beleza Cênica que nos faz "tirar o chapéu" ou pela força do vento que não nos deixa ficar com o chapéu na cabeça; o fato é que ambos os casos estão corretos e nosso chapéu acaba ficando mesmo é na mochila!

Venha se aventurar na Serra da Bocaina e conhecer ou rever esse local de beleza ímpar e ponto mais elevado da Bocaina.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / São José do Barreiro

Chegada a São José do Barreiro (a partir das 18h) e subida direto em condução própria do participante até o Serra da Bocaina Eco Lodge. Check-in e recepção na pousada com direito a bolo, chá, biscoitos e café a vontade! Pernoite no Serra da Bocaina Eco Lodge.

Observação: sua chegada deverá ser entre as 18:00 e 22:30. Após às 23 horas, o portão do Serra da Bocaina Eco Lodge estará trancado.
Quem chegar antes das 21 horas e desejar tomar caldos quentes com torradinhas de forno, deverá encomendar antecipadamente e acertar a refeição extra diretamente no lodge, lembrando que a cozinha fecha às 21 horas.

Hospedagem em pousada
2º dia

Pico do Tira Chapéu

Café da manhã às 08 horas, e saída às 9h em condução coletiva até a base do Pico do Tira Chapéu. Caminhada de 7km (ida) até o Pico do Tira Chapéu. Ponto Culminante da Serra da Bocaina, dos 2088m de altitude no alto do Pico do Tira Chapéu, em dias claros podemos ver todo o Vale do Paraíba, Baia de Paraty e Serra da Mantiqueira. A medida que subimos por uma trilha ora em meio aos campos de altitude ora em meio à floresta atlântica de altitude repleta de micro-orquídeas e bromélias, vai se descortinando um visual sem igual dos Campos da Bocaina e dos mares de morros que se perdem no horizonte. Caminhada de exploração no topo do Pico do Tira Chapéu, visita à frente oeste e Pedra Rachada. Caminhada de 7km (volta) retornando à base do Pico do Tira Chapéu. Às 15:30, retorno em condução coletiva para o Serra da Bocaina Eco Lodge. Às 16h, faremos um almoço vespertino, com uma saborosa comida caseira feita com primor e fartura em fogão à lenha, e após tempo para relaxar, com lareira e prosa! Para finalizar o dia, a noite será servido um delicioso caldo quente com torradinhas de forno e deliciosas sobremesas caseiras. Pernoite na pousada.

Importante: Levar lanche (sanduíches, queijo, salame, maçã, isotônico, frutas secas, paçoca, castanhas, gel de carboidrato etc.) para comer durante a caminhada.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Almoço tardio
Jantar
3º dia

Cachoeira de Santo Isidro (Parque Nacional da Serra da Bocaina)

Após café da manhã, sairemos às 09h para caminhada de de 3km (ida e volta) até a Cachoeira de Santo Izidro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina. A Cachoeira de Santo Isidro é considerada a Rainha dos Campos da Bocaina por sua beleza e composição harmônica. Ideal para um delicioso mergulho, a Cachoeira de Santo Isidro é daqueles lugares onde a gente esquece da vida ao se deliciar num mergulho cheio de energia positiva. Retorno e por volta das 14h teremos nosso almoço, para então às 15h realizarmos o check-out e descida da Serra da Bocaina.

Café da manhã
Almoço

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Sandália, papete ou crocs
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos