Sobre Travessia Serra do Cipó
A Viagem
O Parque Nacional da Serra do Cipó se encontra à 100km da Belo Horizonte e faz parte da Serra do Espinhaço, a maior cadeia montanhosa do país, com mais de 1.200 Km entre os estados de Minas Gerais e Bahia. A Travessia Serra do Cipó – Alto Palácio x Serra dos Alves – foi a primeira oficialmente aberta para visitação e se destaca por acessar as terras mais remotas do Parque, onde predomina a pitoresca paisagem formada pelos campos rupestres, com alto grau de diversidade florística e de endemismo de suas espécies. O percurso passa pelo Travessão, acidente geográfico de singular beleza cênica, um divisor de águas das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce dentro dos limites do Parque Nacional.
Caminhando pelos extensos planaltos ondulados é possível avistar os principais cumes da região como Pico do Breu, da Lapinha, Pedra do Elefante e da Serra do Caraça. Os dois locais permitidos para acampamento durante a travessia contam com uma estrutura simples de abrigo, Casa de Tábuas e Casa de Currais, localizados próximos à cursos d’água. A expedição termina no pequeno vilarejo colonial formado aos pés da Serra dos Alves, na borda oeste do Espinhaço, onde reside uma comunidade rica em costumes tradicionais e guardiã de um modo simples de viver.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Belo Horizonte / Serra do Cipó / Casa de Tábuas
Saída de Belo Horizonte às 5:30 em transporte fretado com destino à Serra do Cipó, seguindo até a portaria do parque Alto Palácio. Deslocamento de aproximadamente 2h30 com parada no caminho para reforçar o café da manhã. O primeiro trecho da travessia tem 8 km com subidas de baixa inclinação, passando próximo da cota de 1.500 m de altitude, seguida de uma descida mais acentuada até o local da nossa primeira parada, uma pequena lapa onde se encontra preciosas pinturas rupestres em bom estado de conservação. O segundo trecho é o grande atrativo do dia, cruzar os 3 km que forma o Travessão, único local possível de atravessar a montanha na direção Norte-Sul, daí a origem de seu nome. Trata-se de uma passagem muito utilizada antigamente por tropeiros que abasteciam a região da Estrada Real. O Travessão é divisor entre o Vale da Bocaina e o Vale do Rio do Peixe. Até a Casa de Tábuas, local do nosso primeiro pernoite, são mais 6 km com a subida mais forte de toda a travessia, cerca de 480 m de elevação acumulada. Jantar e pernoite em barraca.
Duração: 8 horas
Distância: 17 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 730 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 650 m
Casa de Tábuas / Casa dos Currais
Após café da manhã, nosso rumo continua apontando para o Sul, seguindo o desenho do relevo que forma essa imensa cadeia montanhosa. O primeiro trecho até a nossa próxima base começa com uma longa subida até o ponto mais alto da travessia, acima de 1.600m. Pelo caminho teremos contato com exemplares de canelas-de-ema gigantes, atravessaremos fragmentos de mata fechada e após contornar o ponto culminante do parque seguiremos por trilhas que se perdem pelos extensos planaltos ondulados, perdendo altitude, até chegar na Casa dos Currais. O abrigo desta parada conta com uma bica de água potável, banheiro seco, chuveiro de lata e fogão a lenha, além do rio com pequeno poço para banho que passa bem próximo da casa. Jantar e pernoite em barraca.
Duração: 6 horas
Distância: 11 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 340 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 330 m
Serra dos Alves / Belo Horizonte
O último dia ainda nos reserva grandes surpresas. Após café da manhã seguiremos pelos campos altos em trajeto suave e bastante contemplativo, antes de iniciar uma longa descida de 6 km, passando pelo mirante natural do Cânion Boca da Serra e pela Cachoeira dos Cristais, ideal para um banho antes de chegar no nosso destino final. A caminhada segue até cruzar o rio Tanque, onde nosso transfer estará nos aguardando para nos levar até o povoado da Serra dos Alves, pertencente ao município de Itabira. No pequeno vilarejo teremos a nossa espera um delicioso almoço caseiro e local para banho antes de voltar para Belo Horizonte. Previsão de chegada em BH às 20h.
Duração: 6 horas
Distância: 12 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 180 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 750 m
*para os que vierem de ônibus/avião retorno a partir das 21h
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Consulte-nos para datas e valores.
Informações gerais
Para os que vierem de ônibus deve-se atentar para chegada em BH antes das 5:30 do primeiro dia da expedição e retorno depois das 20h do último dia.
- Para os que vierem de avião chegada em BH na véspera da expedição. Local de encontro a combinar sendo possível buscar nos hotéis próximos ao aeroporto. Voo de volta a partir das 21h do último dia.
- Para os que vierem de carro, existe a opção de encontrar na rodoviária de BH ou na Serra do Cipó.
- Obrigatório mochila cargueira para compartilhar a estrutura coletiva da expedição como barraca, comida e água. Serviço de carregador opcional.
- - O cliente deverá ter em sua mochila recipientes com capacidade de no mínimo 1,5 litro para carregar sua água de consumo diário;
- - Obrigatório apresentar Certificado de Vacinação de Coid-19 ou Teste PCR realizado até 72h antes da data da expedição.
- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Bastão para caminhada (opcional)
- Mochila (de 50 a 60 litros)
- Saco de dormir (0ºC)
- Isolante térmico
- Cantil / Garrafa para água
- Saco estanque
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Gorro
- Calça de trekking
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Blusa Fleece
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Sabonete e shampoo biodegradáveis
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Lanterna de cabeça
Outros
- Saco plástico para o lixo na trilha
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para a Serra do Espinhaço
Abaixo mais opções de roteiros para a Serra do Espinhaço, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros