Sobre Parque Nacional do Itatiaia
A Viagem
No planalto do Itatiaia encontram-se os picos mais cobiçados do estado do Rio de Janeiro. O Pico das Agulhas Negras (2.791m) e a Serra das Prateleiras (2.515m) se destacam pela formação rochosa distinta de todas as outras montanhas da Serra da Mantiqueira. O acesso é feito por subidas formadas por várias rampas e lajes de pedras típicas do local. Em alguns pontos é necessário o uso de cordas e cadeirinhas para se ter total segurança. O visual de 360° do alto dos cumes permite contemplar o Vale do Gigante, Pedra do Altar, Morro do Couto e diversas outras montanhas do Parque Nacional do Itatiaia e região. As suas faces repletas de paredões e fendas são constantemente visitadas por escaladores de todo o Brasil e não pode faltar na sua lista de conquistas!
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Origem / Cruzeiro (SP)
Chegada em Cruzeiro/SP. Acomodação em quarto coletivo no Hostel Sítio da Coruja. Jantar não incluso.
* Transfer rodoviária x hostel sob agendamento (não incluído)
Pico das Agulhas Negras (2.791m)
Após café da manhã, transfer de 1h30 até a entrada do Parque. Dia de conquistar o imponente Pico das Agulhas Negras (2.791m), o 5° ponto mais alto do Brasil. Seu acesso é feito pela Rota do Pontão, caminho bastante técnico, uma verdadeira escalaminhada que exige muita desenvoltura para alcançar o topo! Do alto é possível contemplar os raros afloramentos rochosos do Parque a as principais cadeias de montanha do entorno, além da Serra do Mar próximo ao litoral do Rio de Janeiro. Retorno pela mesma rota. Jantar quente e pernoite em quartos coletivos.
Duração: 5 a 7 horas
Distância: 10 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 400 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 400 m
Serra das Prateleiras (2.515m)
Após café da manhã, novo transfer para o Parque com o objetivo de conquistar o cume de uma das formações mais interessantes, a Serra das Prateleiras (2.515m), com seus enormes empilhados de pedra que aguçam a nossa imaginação. A trilha ao contrário do Agulhas, onde subimos o tempo todo por dentro de uma enorme fenda, trazendo uma sensação de maior segurança, a subida às Prateleiras é feita pela borda do enorme maciço rochoso, onde maior parte do tempo ficamos expostos junto aos paredões e abismos da montanha. Após alcançarmos o cume, teremos tempo para contemplar a conquista e só depois faremos a descida pela mesma rota. Transfer para a pousada e banho disponível antes de retornar para casa. Chegada prevista às 16h em Cruzeiro (Marcar passagem de ônibus de volta após as 17:00h).
Duração: 4 a 6 horas
Distância: 11 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 230 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 230 m
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Consulte-nos para datas e valores.
Informações gerais
- Passagem de ônibus de volta após as 17h do último dia.
Chegada em Cruzeiro no dia anterior ao início da expedição (pernoite de véspera incluído).
- Roteiro sujeito a disponibilidade de vagas liberadas por dia para subir o Pico das Agulhas Negras e Prateleiras. Em caso de lotação serão escolhidos outros atrativos como Pedra do Sino, Asa de Hermes, Chapada da Lua, Morro do Couto, entre outros.
- Neste formato é necessário apenas mochila de ataque para carregar lanche de trilha, equipamentos pessoais e água.
- Fique atento às recomendações dos guias, principalmente sobre os equipamentos de segurança para passagens de escalaminhada e se necessário, de rapel.
- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Bastão para caminhada (opcional)
- Cantil / Garrafa para água
- Saco estanque
- Mochila (de 30 a 45 litros)
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Gorro
- Meias de trekking
- Calça de trekking
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Blusa Fleece
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Sabonete e shampoo biodegradáveis
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Lanterna de cabeça
Outros
- Saco plástico para o lixo na trilha
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para a Serra da Mantiqueira
Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Mantiqueira, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros