Sobre Ilha de Marajó
A Viagem
A Ilha de Marajó está localizada no Pará e a porta de entrada deste paraíso natural, é a cidade de Belém. Nosso roteiro, dividi-se na histórica Belém e em Marajó, assim você aproveita as riquezas históricas, culturais e naturais dos dois locais.
De Belém, via transporte fluvial, são umas 2h30 até Soure. E para quem não sabe, aqui vai uma curiosidade, Soure é a principal cidade da ilha, informalmente intitulada "Capital do Marajó".
Imperdível!! Você tem que ver.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
A maior ilha fluviomarítima do planeta
Origem / Belém
Embarque com destino ao aeroporto de Belém, onde nosso transfer estará a sua espera. Chegada e acomodação no hotel escolhido. Tarde e noite livre, pernoite em Belém.
Check-in: a partir das 14h.
Belém / Soure / Praia do Pesqueiro / Experiência com búfalos
Transfer da hospedagem em Belém para o porto. Às 08h30, saída da lancha rápida Belém–Soure. Chegada em Soure (Ilha de Marajó) por volta de 10h45 aproximadamente. Recepção no Porto de Soure e traslado do porto para hospedagem. Check-in na pousada escolhida e vamos iniciar o dia, conhecendo uma praia banhada por águas de rio e mar, a Praia do Pesqueiro, uma das mais belas praias da região, com sombreiros de palha fixados sobre a areia branca, cujas redes e cadeiras convidam para um gostoso descanso e almoço, no mesmo local. Após o almoço (não incluso), na parte da tarde, vamos conhecer uma pequena propriedade de criação de búfalos e produção do famoso “Queijo do Marajó”. O local oferece uma excelente Experiência com búfalos, onde é propiciado aos visitantes o conhecimento acerca da cadeia produtiva do búfalo, processo de fabricação do queijo de leite de búfala, filosofia de sustentabilidade aplicada ao trabalho da fazenda e degustação de todos os derivados do leite da búfala em um verdadeiro “Banquete Marajoara”. Existe a disponibilidade de cavalo e búfalos para fotos,montaria e/ou, até mesmo, ordenha. Noite livre e pernoite na pousada.
Duração: 2h de atividade.
Dificuldade: leve.
Recomendado para todas as idades. Na impossibilidade de atendimento da Fazenda Mironga, a experiência de montaria e lanche regional será feita na Fazenda Araruna.
Opcional: se as visitas ocorrerem dias de segunda, quinta e sábado, temos a opção de participar, pela noite, de uma maravilhosa e contagiante Roda de Carimbó (dança Regional). Consulte-nos.
Instituto Caruãnas / Poço Encantado / Vila de Caju-Úna
Após o café da manhã, visita à Instituição Caruãnas do Marajó, uma escola e centro de produção da cerâmica marajoara em meio a uma floresta, cuja preocupação principal é a busca pela preservação da natureza na Ilha de Marajó e valorização dos conhecimentos produzidos localmente, destinados a estabelecer uma relação respeitosa entre homem e meio-ambiente. A instituição foi idealizada e fundada pela Pajé cabocla do Marajó, D. Zeneida Lima, vida que inspirou o filme Encantados.
River tour por furos e igarapés – Passeio do Poço Encantado: Trata-se de um passeio literalmente ecológico, realizado em canoa regional por um igarapé (braço de rio) chamado Igarapé do Céu até o Poço Encantado, túnel de vegetação de manguezais de raízes aéreas. Contempla apreciação de floresta nativa de mangue, coqueirais, com possibilidade de visualização de pássaros como garças, guarás, etc. até chegar à Comunidade do Céu, localizada dentro de uma Unidade de Conservação Federal, a Resex-Mar Soure, cujos manguezais que margeiam seu território fazem parte da maior faixa contínua de manguezal do mundo, que vai do Estado do Maranhão até o Amapá.
No retorno desta Comunidade até a cidade, aproveitaremos para passar pela Vila de Caju-Úna, outra comunidade de pescadores localizada dentro da Resex-Mar Soure e, em seguida, pegando a estrada, passaremos pelo lindo cenário da Fazenda Bom Jesus, com campos alagados, búfalos soltos, possibilidade de avistar aves e pássaros variados em um cenário que resume Marajó.
Noite livre e pernoite.
Noite livre: sugerimos um jantar de despedida da ilha no restaurante Cozinha Tucupi, um lugar intimista com drinques e pratos únicos na ilha.
City tour Soure / Praia da Barra Velha / Belém
City-tour panorâmico pelo Centro de Soure1: conheceremos mais sobre a história dessa pequena e charmosa cidade, lugar que inicialmente foi habitado por índios Maruanases e batizado por colonizadores portugueses com o nome de “Soure”, mesmo nome de uma cidade Portuguesa (Mercado Municipal, Igreja Matriz, Coretos, Centro Comercial, as ruas largas arborizadas com frondosas mangueiras). Visita ao Ateliê Arte Mangue Marajó, espaço coordenado pelo ceramista Ronaldo Guedes, um talentoso artista local, liderança de um coletivo comunitário que tem sua vida toda ligada a arte marajoara. No local são confeccionadas, de modo todo artesanal, belas peças de cerâmica marajoara e artesanatos em madeira. Visita à Praia da Barra Velha: a Praia da Barra Velha está localizada a cerca de 4 km do Centro da Cidade de Soure. Teremos a experiência de conhecer uma praia banhada por águas de rio e mar, com beleza cênica composta por floresta e árvores de mangue que mais parecem caminhar sobre a areia branca e fina, cenário perfeito para fotos incríveis! Às 12h30 traslado até o Porto de Soure para viagem de retorno Marajó-Belém, transporte: lancha rápida com saída às 13h com destino ao Terminal Hidroviário de Belém e previsão de chegada as 15h.
1. Possibilidade de ver o Policiamento Montado em Búfalo – único no mundo!
Belém / Origem
Após o café da manhã, manhã livre e check-out. Traslado para o aeroporto de Belém.
Check-out: 12h.
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Informações gerais
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Mochila de ataque (pequena)
- Cantil / Garrafa para água
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Calça de trekking
- Bermuda
- Camisetas
- Chinelo
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
- Roupa de banho
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Máquina fotográfica
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para a Ilha de Marajó
Abaixo mais opções de roteiros para a Ilha de Marajó, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros