Sobre Chapada dos Veadeiros
A Viagem
Imperdível!! Você tem que ver.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Origem / Brasília / São Jorge
Embarque aéreo em sua cidade de origem com destino a Brasília. Estaremos te aguardando no aeroporto para realização do traslado até a cidade de Alto Paraíso (230km de distância), com saída previstas até às 12h. Chegada em Alto Paraíso para almoço. Após o almoço, faremos um deslocamento de 38 km pela Estrada-Parque Veadeiros até a Vila de São Jorge, onde ficaremos acomodados em uma das pousadas escolhidas, tarde livre.
Distância de Brasília até Alto Paraíso: 230 km + 37 km até São Jorge.
Cachoeira do Segredo / Vale da Lua
Após o café da manhã, nos deslocaremos em estrada de terra até a Fazenda Segredo. De lá, caminharemos um total de 7 km (ida e retorno), alternando trilhas bem demarcadas e diversos cruzamentos de rios, em uma subida constante e suave, serpenteando o Ribeirão Segredo. O trecho final trata-se da entrada da Bocaina do Segredo, com paredes que contrastam as cores mais escuras das rochas com o verde da vegetação ali presente. No fundo se apresenta a deslumbrante Cachoeira do Segredo, com seus imponentes 120m de altura e um visual impressionante. Daqueles que valem o cartão postal da Chapada. Tomaremos um refrescante banho e faremos o nosso lanche. Em seguida vamos conhecer um dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua. Além da beleza exótica, o acesso é por trilha curta e fácil, com apenas 600m. O Vale da Lua é conhecido por suas formações rochosas com formatos de “panelas” ou “marmitas”, que trazem uma aparência “lunar” ao atrativo, sendo roteiro obrigatório para quem visita a Chapada dos Veadeiros. Seguimos para o almoço na vila de São Jorge no fim da tarde.
Distância de Alto Paraíso: 50 km / ou 13 km de São Jorge.
Trilha: 3,5 km ida + 3,5 km volta e 600m ida + 600m volta.
Dificuldade: Média.
Mirante da Janela / Cachoeira do Abismo
Após o café da manhã, caminhada ao Mirante da Janela, com vista para os dois Saltos do Rio Preto, cartões postais do Parque e para o limite da Chapada através da Serra Santana. Continuando o circuito, caminhada até as Cachoeiras do Abismo, uma sequencia de pequenas quedas e piscinas-mirante com visual para o limite norte da Chapada. Fechando o circuito, retorno para São Jorge por outra trilha, passando pelo antigo garimpo de cristais. Almoçaremos na vila de São Jorge no fim da tarde.
Distância de Alto Paraíso: 37 km / ou 2 km de São Jorge.
Trilha: 4 km ida + 4 km volta.
Dificuldade: Média.
Saltos do Rio Preto (Parque Nacional Chapada dos Veadeiros)
O nosso quarto dia reserva uma visita especial ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Logo após o café da manhã, seguiremos para a entrada do Parque. Lá, caminharemos por aproximados 10km (ida e retorno) até os Saltos do Rio Preto. Nosso primeiro atrativo será o Salto 120, apreciado de um mirante estrategicamente construído com visão panorâmica do Rio Preto. Após um tempo de contemplação e muitas fotos, seguiremos paralelo ao Rio Preto até chegamos ao Salto 80 (ou Garimpão) uma queda de 80m de altura que impressiona ao olhar, com parada longa para banho e descanso. Afinal, depois dessa boa caminhada, é merecido um bom banho de cachoeira. No retorno, ainda poderemos parar nas hidromassagens naturais das Pedreiras. Ao fim, caminharemos a trilha de volta, pegaremos o carro e almoçaremos na Vila de São Jorge, chegando à sua hospedagem no fim da tarde.
Distância de Alto Paraíso: 37 km / ou 600m de São Jorge.
Trilha: 5 km ida + 5 km volta (transporte opcional).
Dificuldade: Média / Pesada.
Cachoeiras Almécegas I e II / São Bento
Nos encontraremos após o café da manhã e o processo de check-out em sua hospedagem. Seguiremos para a Fazenda São Bento, onde faremos o procedimento de entrada e avançaremos em estrada de terra, chegando a um ponto de estacionamento. De lá, caminharemos por trilha até a Cachoeira Almécegas I. Inicialmente acessaremos os poços de sua parte superior, ótimos pontos para banho do Rio Almécegas. Retornaremos e seguiremos para a parte baixa da Cachoeira. Suas águas caem de uma altura de 45m dentro de um pequeno cânion, se espalhando pelas rochas avermelhadas entre a vegetação esverdeada... Uma paisagem que impressiona. Depois visitaremos a Cachoeira Almécegas II, com visual de águas escorrendo suavemente por entre as rochas avermelhadas. Na sua parte superior existem poços bem rasos adequados para todos os tipos de visitantes. Por fim, perto da entrada da fazenda, faremos nossa última parada na Cachoeira São Bento, com uma bela queda e um grande poço para nadar, equipada com deck de madeira ideal para descansar e aproveitar o resto do dia. Seguimos para o almoço em Alto Paraíso no fim da tarde e acomodação na pousada escolhida.
Distância de Alto Paraíso: 8 km / ou 29 km de São Jorge.
Trilha: 3 km ida + 3 km volta.
Dificuldade: Média.
Opcional: Neste dia, caso você tenha tempo antes do seu voo, existe a possibilidade de irmos até a Tirolesa do Voo do Gavião. Com 850m de extensão e 100m de altura, trata-se de voo incrível sobre o cerrado com vistas para os limites do Parque Nacional. Recebeu o nome de “Voo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás na área.
Cachoeira Santa Bárbara / Cachoeira Capivara
• Conhecida por muitos como a cachoeira mais bonita de toda a Chapada dos Veadeiros, o acesso à Santa Barbara acontece depois de uma longa viagem (120 km) até Cavalcante, quando adentramos ao antigo Quilombo de escravos refugiados da Bahia que foram descobertos na década de 70, o Engenho II. Chegando lá, faremos o procedimento de entrada e seguiremos por estrada de terra até o último ponto de apoio, onde estacionamos e iniciamos a nossa caminhada. Seguimos por uma suave subida no sentido noroeste, de aproximadamente 2km, até chegarmos no atrativo. Lá, inicialmente, somos surpreendidos por um pequeno e belo poço, que chamamos de Barbarinha e serve de aperitivo para o que vemos logo à frente. Ao chegarmos na Cachoeira Santa Bárbara, nos impressionamos com suas águas de coloração azul turquesa que contrastam com o verde da mata fechada, sendo um verdadeiro paraíso aos olhos. Após isso, seguiremos de volta ao centro do Quilombo, onde estacionaremos o carro e caminharemos por 800m até chegarmos à Cachoeira Capivara, que escorre suavemente por entre as lajes de pedra que se formam. Para completar a vista, há uma segunda queda, do Córrego Tiririca, posicionada na parede ao fundo do atrativo, criando um visual único. Um poço se forma na junção destas águas, sendo ideal para o banho e o dia de lazer. Retornaremos ao Quilombo mais uma vez e desfrutaremos de um almoço especialmente preparado para o grupo. Ao fim da tarde, retornaremos à sua hospedagem.
Distância de Alto Paraíso: 120 km.
Trilha: 2,8 km ida + 2,8 km volta.
Dificuldade: Média.
Cataratas dos Couros
Nos encontraremos após o café da manhã e faremos um longo deslocamento de 57km em veículos off-road cruzando a chapada no sentido oeste até o estacionamento que marca a entrada do complexo. Dali, caminharemos por aproximadamente 500 metros de descidas até encontrarmos o Rio dos Couros e suas magníficas quedas. Na Catarata dos Couros, a água escorre suavemente por entre as rochas em um belo contraste, formando inúmeros pontos para banho e piscinas naturais. Trata-se de um dos principais e mais apreciados atrativos da região. Depois seguimos pela margem do Rio dos Couros por mais 1km, desvendando novas cachoeiras e piscinas, chegando até um mirante onde será possível avistar o impressionante cânion à nossa frente, com aproximadamente 300m de desnível e diversas quedas. Após toda a diversão, retornaremos na trilha e seguiremos para um almoço preparado especialmente pela família da Dona Eleuza, uma simpática moradora local, retornando à sua hospedagem no fim da tarde.
Distância de Alto Paraíso: 54 km.
Trilha: 1,5 km ida + 1,5 km volta.
Dificuldade: Média.
Cachoeira das Loquinhas / Brasília / Origem
O nosso último dia começa com um destino perfeito para quem procura uma atividade próxima a Alto Paraíso, de caminhada leve e, ao mesmo tempo, com cachoeiras super agradáveis, o Complexo de Cachoeiras das Loquinhas. Cerca de 5km de carro do centro de Alto Paraíso. Ao chegarmos lá, deixamos o carro na portaria e temos três opções de trilhas, denominadas Principal, Violeta e Ruby. Todos os trajetos acontecem em trilhas suspensas de madeira, bem-sinalizados e com os nomes de cada um dos atrativos. Todos os poços, além de muito bonitos, possuem decks para aproveitar a manhã. O complexo Loquinhas se destaca pelas suas charmosas águas esverdeadas. Ao fim dos percursos, retornaremos à pousada às 11h30 para fazermos o check-out. Almoço de despedidas em Alto Paraíso. Logo após, faremos o translado de retorno ao Aeroporto de Brasília.
Distância de Alto Paraíso: 5 km + 230 km até Brasília.
Trilha: 1 km ida + 1 km volta.
Dificuldade: Fácil.
* Marcar os voo de retorno para após das 18 horas.
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Informações gerais
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Mochila de ataque (pequena)
- Cantil / Garrafa para água
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Meias de trekking
- Bermuda
- Roupas íntimas
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Chinelo
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
- Roupa de banho
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Sabonete e shampoo biodegradáveis
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Máquina fotográfica
Outros
- Saco plástico para o lixo na trilha
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para a Chapada dos Veadeiros
Abaixo mais opções de roteiros para a Chapada dos Veadeiros, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros