Sobre Chapada dos Veadeiros
A Viagem
As paisagens impressionantes da Chapada dos Veadeiros vinculadas à sua fauna e flora diversificadas atraem turistas de todo o mundo, sendo possível encontrar uma grande variedade de espécies animais e vegetais, algumas delas raras e endêmicas. A Chapada conta ainda com cachoeiras deslumbrantes de águas límpidas e cristalinas, além de formações rochosas peculiares.
Imperdível!! Você tem que ver.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Neste roteiro, experiências em cavernas, grutas e cachoeiras não faltam!
Origem / Brasília / Alto Paraíso / Cavalcante
Hoje embarcaremos em voo com destino a Brasília. Nos encontraremos no Aeroporto de Brasília em horário a combinar (até às 12h), para realizar o traslado até Alto Paraíso, localizado a 230km da capital, onde almoçaremos. Após o almoço, seguiremos por mais 90km com destino a Cavalcante, onde faremos check out na pousada e passaremos a noite.
Engenho / Cachoeira Santa Bárbara / Cachoeira Capivara
Após o café da manhã, seguiremos até o Engenho, parte do sítio histórico Kalunga, antigo quilombo de escravos refugiados da Bahia que foram descobertos na década de 70. Visitaremos o principal atrativo natural da comunidade Kalunga, a Cachoeira Santa Bárbara com 30m de altura, um belo rio de águas verde esmeralda com grandes piscinas. Após a Santa Barbara, vamos conhecer mais um atrativo da comunidade Kalunga, a cachoeira formada pelo rio Capivara, quando despenca pelo incrível cânion da Capivara, no inicio do vão das Almas, a principal região da comunidade Kalunga. Faremos uma caminhada curta, por uma trilha com trechos íngremes. Visitaremos uma bela piscina de água verde esmeralda, onde cai a Cachoeira Capivara de um lado e a cachoeira do córrego Tiririca. No final do passeio faremos um almoço preparado pelos Kalungas na vila Engenho. Retorno para Cavalcante e hospedagem na pousada escolhida.
Ponte de Pedras
Neste dia visitaremos um dos mais impressionantes atrativos da chamada “Calha Norte do Parque Nacional” a Ponte de Pedras. Faremos um traslado de 4 km e uma caminhada de 7 km com grau de dificuldade médio-pesado. A Ponte de Pedras fica no limite norte do Parque Nacional, um impressionante arco de pedras natural com 30m de altura passando por cima do Rio São Domingos, o divisor natural do Parque. É possível subir no arco de onde teremos uma bela vista do final da Chapada pelas escarpas da Serra Santana e do Vão do Paranã. Tomaremos um banho nas águas escuras do rio São Domingos e faremos um lanche antes de começar a caminhada de volta. Retorno para Cavalcante, almoço no fim da tarde e pernoite.
Complexo do Rio Prata / Cachoeira Rei
Após o café da manhã, faremos um deslocamento de 50km passando pela Chapada da Piteira, um belo cenário com campinas repletas de buritis, e águas cristalinas. Iremos conhecer o Rio Prata, um grande complexo de cachoeiras com água verde esmeralda e várias duchas para banho. Com mais 5 km de trilha chegaremos a Cachoeira Rei com seu magnífico poço de águas verdes. No final da tarde, retorno para o almoço em Cavalcante e pernoite.
Terra Ronca / Gruta Angélica
Após o café da manhã, faremos o check-out da pousada em Cavalcante para realizar o traslado de 150km até São Domingos, município onde se localiza o Parque Estadual de Terra Ronca. Faremos uma parada em São Domingos para almoçar e, em seguida, completaremos os 50km de viagem até o Parque Estadual. Lá chegando, visitaremos a Caverna Angélica, uma das cavernas mais belas e adornadas do complexo, com 14km de desenvolvimento e inúmeros espeleotemas! Exploraremos de perto a Angélica, caminhando os primeiros 2km da gruta. Após este passeio, seguiremos para o vilarejo de São João, o vilarejo mais próximo ao Parque, onde pernoitaremos.
Cavernas Terra Ronca 1 e 2
Neste dia faremos à exploração do complexo de Terra Ronca, entraremos na Caverna Terra Ronca 1, com 90m de altura e faremos um percurso de 1km até a ressurgência do rio. Após a saída, percurso de 1,5km pelo leito do Rio da Lapa e entraremos na sequencia do complexo, a Caverna Terra Ronca 2, uma impressionante boca com 120m de altura. Faremos um percurso de 1 km pelo interior da gruta, parada no Oco das Araras, uma dolina com 80m de altura e dezenas de estalactites iluminadas pela luz do sol. Dando seqüência a exploração, seguiremos até o Salão dos Namorados, a 800m do Oco das Araras o último trecho visitado do complexo, um salão com 500m de diâmetro e aproximadamente 100m de altura, completamente adornado por imensas estalactites e estalagmites, colunas, ninhos de pérolas calcárias (aeólitos), flores de aragonita, travertinos, entre outros. Retornaremos passando por cima da gruta. Retorno para o almoço na pousada no fim da tarde.
Caverna São Bernardo
Após o café da manhã, faremos à exploração, da Caverna São Bernardo, faremos uma impressionante descida pela sua dolina, com possibilidade de avistarmos as araras vermelhas. Atravessaremos rios subterrâneos e caminharemos no interior da caverna passando por belos ninhos de pérolas calcárias, cortinas de travertinos, grandes estalactites e estalagmites entre outras formações. Retorno para o almoço na pousada no fim da tarde.
Brasília / Origem
Após o café da manhã, check-out da pousada. Retornaremos para São Domingos e em seguida para Brasília, passando pela BR 020 (380 km). Almoço no caminho.
* Marcar voo após as 18h.
Cachoeira Santa Bárbara
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Consulte-nos para datas e valores.
Informações gerais
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Mochila de ataque (pequena)
- Isolante térmico
- Cantil / Garrafa para água
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Meias de trekking
- Bermuda
- Roupas íntimas
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Chinelo
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
- Roupa de banho
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Sabonete e shampoo biodegradáveis
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Máquina fotográfica
Outros
- Saco plástico para o lixo na trilha
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para a Chapada dos Veadeiros
Abaixo mais opções de roteiros para a Chapada dos Veadeiros, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros