Sobre Chapada Diamantina
A Viagem
Roteiro ideal para quem quer conhecer o máximo em uma semana, para quem gosta de caminhadas e quer conhecer os maiores atrativos da chapada de norte a sul, como a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Buracão e o Poço Azul, com a logística mais inteligente.
Um roteiro itinerante, pernoitando em quatro localidades diferentes: Lençóis, nosso ponto de partida, a simpática vila do Capão, Mucugê e a vila de Igatu, nossa cidade de pedras ao sul da Chapada.
Esta opção de roteiro é ideal para quem quer ter uma noção melhor da dimensão do Parque Nacional e está disposto a gastar um pouco mais de energia nas caminhadas longas e que exigem um pouco mais esforço.
Vale lembrar que depois todo esforço tem sempre uma excelente recompensa!
Imperdível!! Você tem que ver.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Aproveite o máximo da Chapada Diamantina durante o período de pouco mais de uma semana!
Origem / Lençóis
Receptivo no aeroporto ou rodoviária de Lençóis e traslado até a pousada / hotel. Pernoite em Lençóis.
Gruta da Lapa Doce / Gruta da Pratinha / Morro do Pai Inácio
Saímos de carro de Lençóis pela manhã em direção a Iraquara, para conhecer a Gruta da Pratinha. O local perfeito para um banho nas águas cristalinas do rio Pratinha, e onde visitamos a Gruta Azul, aproveitando as belezas naturais do lugar antes da chegada da maior parte dos grupos locais. O atrativo conta também com opções de mergulho de flutuação no interior da caverna e tirolesa ( opcionais). Da Pratinha seguimos de carro rumo à Gruta da Lapa Doce. A região de Iraquara é famosa por seu subsolo de rochas calcárias que permitiram a formação de inúmeras grutas e cavernas com formações rochosas raríssimas. Com a ajuda de um guia local, faremos a travessia da Gruta da Lapa Doce e conheceremos as belíssimas formações de estalactites, estalagmites, espeleotemas, colunas e seus processos de formação de milhões de anos. Finalizamos o dia com o visual impressionante do topo do Morro do Pai Inácio e retornamos a Lençóis no final da tarde. Almoço regional. Pernoite em Lençóis
* Carro: 150Km total, 22Km (off-road) + 128km (estrada).
* Caminhada: 6 km de trechos de rio, caminhando sobre as pedras, e trechos curtos de subida e descida e travessia da Gruta (1 km x 15m de altura).
* Banho: na Pratinha Exposição a altura no Morro do Pai Inácio.
Cachoeira da Fumaça
Dia de conhecer a maior cachoeira do Brasil em queda livre, a Cachoeira da Fumaça. Saímos de carro pela manhã em direção ao Vale do Capão, onde daremos início a caminhada de 6km até o topo da Cachoeira. Durante o trajeto, você vai se vislumbrar com o visual do Vale do Capão e das serras de costeiam a região, até o cânion da Fumaça, com seus 400m de altura. Parada curtir o visual, descansar e lanchar, antes de retornarmos pela mesma trilha até o carro. Depois da caminhada, visita a cachoeira do Riachinho para um relaxante banho, terminando o dia na vila do Capão. Pernoite no Vale do Capão.
* Carro: 75Km total, 20Km (off-road) + 45km (estrada). Cerca de 1:30h.
* Caminhada: 12km Total (6Km cada trecho). 2Km de subidas sobre degraus de pedra,os últimos 4km em terreno plano.
* Banho: Na cachoeira do Riachinho Exposição a altura no topo da cachoeira.
Trilha do Mirante do Pati
Dia de apreciar uma das paisagens mais emblemáticas e clássicas da região, portal de entrada para um dos trekkings mais lindos do Brasil, o Vale do Pati. A Caminhada começa no povoado do Guiné, onde subiremos o morro do Beco com uma vista privilegiada da sequência incrível de montanhas da serra do Sincorá., até chegarmos nos Gerais do Rio Preto, onde seguimos por um longo trecho mais plano até a
chegada no mirante onde temos todo o visual impressionante do Vale do Pati e suas serras. Parada para lanche e no retorno feito pelo mesmo caminho, uma pausa para aproveitar banho no Rio Preto, antes da descida para o Guiné. Trajeto de carro até Mucugê, chegando por volta das 18:30 e acomodação. Pernoite em Mucugê
* Carro: 60 km de off-road pela manhã + 45km off-road no fim da tarde
* Caminhada: 16 km – Caminhada com longos trechos planos, chamados de Gerais. No começo temos a subida do morro do Beco, que tem uma vista privilegiada da vila do Guiné e serra do Esbarrancado. A altitude varia entre 1000m e 1500m do nível do mar. O clima é de difícil previsão e o grupo pecisa estar preparado para dias quentes, ou chuvosos e com vento forte também.
* Recomendado o uso de calça por conta da vegetação rasteira
* Banho: no rio Preto
Cachoeira do Buracão
Definitivamente umas das mais belas e impressionantes cachoeiras da Chapada Diamantina. De Mucugê, saímos as 8:00h em direção a cidade de Ibicoara e de lá, o trecho final de estrada de chão, cruzando o Campo Redondo, até o início da trilha. A caminhada segue plana as margens do Rio Espalhado, passando pela Cachoeira das Orquídeas, até a descida que dá acesso o cânion do Buracão, um dos lugares mais belos do passeio, por onde seguiremos a nado, flutuando com os coletes ou pelas pedras, até a cachoeira. Depois do banho e fotos, retornamos por trilha para curtir o visual de cima da cachoeira. Parada para lanche e retorno pela mesma trilha. Retorno a Mucugê no final da tarde. Pernoite em Mucugê.
* Carro: 220Km total (120km de Estrada +40km estrada em condições regulares + 60km off-road).
* Caminhada: 6km total (3km cada trecho). A maior parte da trilha é plana, mas em pedras. Há duas descidas curtas auxiliadas por escadas e cordas. O último trecho, para chegar ao poço da cachoeira, é feito nadando pelo cânion, ou seguindo pelas pedras nas laterais. O uso de um colete salva-vidas é indispensável.
* Banho: na cachoeira do Buracão e na cachoeira das Orquídeas.
Cachoeira das 3 Barras
O roteiro começa entre os municípios de Andaraí e Mucugê, seguindo por uma trilha pelo leito do Rio Piaba até a Cachoeira das Três Barras. Parada para banho e alimentação. Um dos lugares menos explorados da região, essa trilha é uma aventura cercada de belas paisagens, muitas piscinas naturais e banho de rio, sendo um dos pouco atrativos onde quase não se tem presença de outros grupos. Pernoite em Igatu.
* Carro: 20 minutos.
* Caminhada: 18 Km (total ida e volta caso siga até os Cristais) em terreno com muitos trechos de pedra, subidas, descidas e leito de rio, que ficam mais escorregadias em dias de chuva. Caminhada com subidas e descidas em pedra, sendo considerada mais técnica. Recomendado o uso de calça por conta da vegetação rasteira.
* Banho: em ambas as cachoeiras.
Igatu / Poço Encantado / Poço Azul
A vila de Igatu é famosa por sua particular arquitetura toda feita com blocos de rocha abundantes na região que ficou famosa pelo garimpo de diamantes. Pela manhã, visitaremos a galeria de arte de Igatu e as ruínas da cidade fantasma. Depois, seguimos de carro até o Poço Encantado, um dos atrativos mais impressionantes da região. Uma imensa piscina natural de água azul turquesa, dentro de uma gruta de calcário. Por uma entrada de luz, um raio do sol cruza o poço até o fundo, a 60 metros de profundidade. Depois, seguimos para o Poço Azul, onde faremos uma flutuação no interior da gruta e depois um merecido almoço de comidas típicas. Retorno para Lençóis ao final da tarde. Almoço regional. Pernoite em Lençóis.
* Carro: 150Km total.
* Caminhada: descida de escada no Poço Encantado em torno de meia hora e descida de 10 minutos no Poço Azul. Observação: No Poço Encantado só é permitida a entrada de crianças a partir de 12 anos.
* Banho: Mergulho de flutuação no Poço Azul.
Lençóis / Origem
Despedida e traslado até o aeroporto ou rodoviária de Lençóis.
Poço Azul
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Selecione abaixo o período que deseja realizar sua viagem. Consulte-nos para outras datas.
Avisaremos quando houver saídas promocionais no período escolhido.
Informações gerais
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.
Gruta da Pratinha
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Mochila de ataque (pequena)
- Cantil / Garrafa para água
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Meias de trekking
- Calça de trekking
- Bermuda
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Chinelo
- Óculos de sol
- Roupa de banho
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Máquina fotográfica
- Lanterna
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para a Chapada Diamantina
Abaixo mais opções de roteiros para a Chapada Diamantina, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros