5
Entreverdes e aventuras

Expedição Katerre - Parque Nacional do JauAmazônia

Roteiro de 5 dias 4 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de R$ 13.813,00

Sobre Amazônia

A Viagem

Essa é a rota ideal para quem dispõe de pouco tempo, mas deseja explorar a Amazônia remota e preservada, navegando Rio Negro acima . O Parque Nacional do Jaú é uma das maiores unidades de conservação do mundo, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Com rica
biodiversidade e árvores gigantes, esse lugar protegido e distante é acessível somente pelas expedições fluviais. Trilhas na floresta, trilhas aquáticas, igarapés e igapós (na estação da cheia) e praias de rio na seca, são os destaques dessa expedição. Inclui: Visita à comunidade cabocla, trilhas nas Grutas do Madadá, focagem noturna, visita à Velho Airão e Parque Nacional de Anavilhanas.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

O Parque Nacional do Jaú é uma das maiores unidades de conservação do mundo.

1º dia

Origem / Manaus / Novo Airão / Anavilhanas

Traslado terrestre às 09h, da hospedagem em Manaus (não inclusa) com destino a Novo Airão (2h30). Chegada próximo a hora do almoço. Embarque e almoço a bordo. Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo no Rio Negro e dos mapas personalizados em formato pdf. Inicio da Expedição Katerre pelo arquipélago de Anavilhanas. Ancoragem para rápido passeio de voadeira pelas ilhas e lagos próximos. Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaio-da-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus) e Arirambas (Galbulidae), dentre outras. Parada para banho com boias no Rio Negro. Retorno a embarcação, prosseguimos navegando até o Mirante do Madadá. É servido um leve jantar a bordo. Pernoite no camarote do barco ou em redes no Mirante, um bangalô de 2 pisos com banheiro, em meio a floresta, com bela vista para o Rio Negro.

Transporte terrestre
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
2º dia

Anavilhanas / Madadá

O dia amanhece no Madadá. Café da manhã regional – frutas, geleias, tapioca, tucumã. Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá. No retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc. Mergulho com bóias no Rio Negro. Retorno à embarcação. Zarpamos com destino a Praia do Sono. Pescaria de piranhas e visita a comunidade. Pernoite ancorado na praia (seca) ou no igarapé (cheia).

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
3º dia

Parque Nacional do Jaú

O dia amanhece na Praia do Sono. No caminho para o Parque Nacional do Jaú, parada para conhecer as ruinas de Airão Velho e petroglifos (cheia). Zarpamos com destino a base do ICMBIO, na entrada do Parque. Pequena caminhada para visitar a grande árvore da Amazônia, a Samaúma. Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos. Estação da Cheia: ancoragem e incursão pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis). Estação da Seca: Incursão pelo rio Carabinani, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras. Retorno ao barco, navegação até a Comunidade da Cachoeira, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
4º dia

Parque Nacional do Jaú

Ancoragem na Comunidade da Cachoeira – passeio pela comunidade, intercâmbio com os moradores, prática de costumes regionais, pomar com frutas de época, casa de farinha, brincadeiras com as crianças, futebol, artesanato. Visita a arvore gigante na floresta próxima à comunidade. Trilha aquática em canoa de pescadores, para visualização do macaco Bicó e outros animais da região. Banho na cachoeira do rio Jaú (estação da seca).

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
5º dia

Parque Nacional Jaú / Novo Airão / Manaus / Origem

Viagem de retorno Jaú-Novo Airão. City-tour pela cidade de Novo Airão, visita na Fundação Almerinda Malaquias (FAM), projeto que engloba geração de renda através de marchetaria e educação ambiental para crianças e jovens (projeto onde somos mantenedores) e a AANA (associação de artesãos de Novo Airão) artesanato de fibras, madeira e indígena (opcional). Visita ao lodge Mirante do Gavião. Almoço de despedida no Restaurante Flutuante Flor do Luar. Traslado terrestre Novo Airão - Manaus em táxi ou van climatizada, chegada prevista para 15:30h.

Transporte terrestre
Café da manhã
Almoço

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

Selecione abaixo o período que deseja realizar sua viagem. Consulte-nos para outras datas.
Avisaremos quando houver saídas promocionais no período escolhido.

Informações gerais

Importante:

Os roteiros estão dispostos cronologicamente de acordo com os regimes de cheia e seca do Rio Negro, otimizando ao máximo as atrações disponíveis, cuja disponibilidade varia bastante de acordo
 com o nivel do rio. Desta maneira, há roteiros somente disponíveis na cheia, e outros somente na seca. Para fretamentos, indicamos que seja considerado esse fator.

Cheia:
Abril a Agosto
Seca: Setembro a Março

- Para efeito de preservação do roteiro, alguns nomes de logradouros são fictícios. As atrações permanecem fidedignas.

- A empresa se resguarda de direito de proceder modificações do roteiro apresentado de acordo com o nível do rio, condições de navegação ou condições climáticas que possam interferir na atividade proposta.

-  Para grupos com até 7 passageiros, a saída é realizada com a embarcação Jacaré Tinga Com 8 ou mais passageiros, na embarcação Jacaré-Açu.

 

 

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água
  • Poncho para chuva

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna
  • Powerbank

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Amazônia

Abaixo mais opções de roteiros para a Amazônia, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos