Uma cidade histórica no coração do cerrado brasileiro
Entre belezas naturais e uma rica arquitetura colonial, Pirenópolis é o destino ideal para relaxar em uma cidade encantadora repleta de cachoeiras.
Pirenópolis está localizada em Goiás, na borda oeste do planalto central, sendo que a cidade teve sua origem no início do século 18, durante a época do ouro, e foi descoberta pelos bandeirantes. Por isso, se você busca por um destino verdadeiramente histórico, esse é recomendadíssimo!
Aliás, após a diminuição da produção de ouro no final do século 18, a cidade se tornou um importante centro comercial para a região, recebendo mercadorias de vários estados para serem distribuídas localmente. No entanto, a cidade passou por momentos de baixa após a fundação de Goiânia, e só começou a se recuperar com a construção de Brasília, quando o turismo começou a se desenvolver na região.
Por conta disto, o centro histórico de Pirenópolis é um tesouro colonial, protegido e tombado pelo patrimônio cultural. Suas casas, construídas com pau-a-pique e a maioria feita de tijolo de adobe, têm quase 300 anos de idade e são um exemplo da arquitetura típica da região.
O rio que cruza a cidade é o Rio das Almas, que tem origem nos Pirineus. É um rio límpido e cristalino que contribui para a beleza natural da cidade e oferece muitas opções de lazer, como natação, caiaque e rafting. Essa combinação única de colonialismo com belezas exuberantes faz de Pirenópolis um destino único, né?