Jericoacoara

Ceará

Considerada a quarta melhor praia da Terra, Jeri surpreende em beleza e cultura

Viva uma experiência riquíssima na meca brasileira do kitesurf e windsurf, no nosso nordeste maravilhoso!

Esse paraíso recém descoberto que é a Vila de Jericoacoara, hoje bem mais urbanizado e com uma infraestrutura melhor para atender aos turistas que querem aproveitar as paisagens e principalmente a praia cearense desse local, era praticamente um esconderijo anos atrás. 

Sem ter nem energia elétrica e acomodações para quem se aventurava nessa parte de Jijoca, município onde se localiza esse destino imperdível, “Jeri”, como é conhecida, ficou famosa e hoje é uma das viagens mais procuradas nacionalmente e internacionalmente no Brasil.

Por abrigar praias paradisíacas, manguezais, dunas e lagoas preservadas, recebeu o título de quarta melhor praia da Terra, pelo Huffington Post e é praticamente considerada o cartão postal de Fortaleza

Para quem busca por um destino impressionante com muita área preservada, os roteiros em Jericoacoara não decepcionam! Pronto para conhecer mais sobre essa vila a 300 km de Fortaleza? Vem com a gente! 

Roteiros

Destino perfeito para suas férias no Ceará!

Aqui você encontra nossa seleção de roteiros para desfrutar do melhor que Jericoacoara tem a oferecer.
Conheça os roteiros perfeitos que te levarão a uma aventura inesquecível no nordeste brasileiro!

Na dúvida de qual dos roteiro abaixo mais te agrada?
Utilize nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Atrativos

Todo o conforto que um vilarejo pode te oferecer!

Jericoacoara é um lugar incrível para quem ama praias e natureza. Uma de suas principais atrações é a Pedra Furada, cuja formação assemelha-se a um arco gigante de pedra que se ergue sobre o mar, perfeito para tirar aquela foto inesquecível. Outra atração imperdível é a Lagoa do Paraíso, uma maravilhosa e enorme piscina natural com águas cristalinas e areia branca, que é cercado por barracas e restaurantes que oferecem bebidas e comidas deliciosas, além de várias atividades aquáticas.

A Duna do Pôr do Sol, por sua vez, é também uma das principais atrações de Jeri, especialmente durante o fim de tarde. Isso porque o cenário se transforma no momento mais especial, fazendo com que o céu apresente cores em tons quentes e vibrantes. Por fim, a Praia de Jericoacoara em si é outro atrativo para os amantes da natureza, com suas dunas de areia branca, mar cristalino e muitas atividades aquáticas, como stand-up paddle, caiaque e mergulho. Em Jeri você não fica parado(a)!

Lago Grande

Lago Grande

Ver mais
Lagoa Azul

Lagoa Azul

Ver mais
Lagoas Paraíso

Lagoas Paraíso

Ver mais
Pedra Furada

Pedra Furada

Ver mais
Praia de Guriú

Praia de Guriú

Ver mais
Praia de Lagoinha

Praia de Lagoinha

Ver mais
Praia de Tatajuba

Praia de Tatajuba

Ver mais
Praia do Guajiru

Praia do Guajiru

Ver mais
Praia do Preá

Praia do Preá

Ver mais


Em Jeri, só existem duas ruas principais: a rua Principal e a rua do Forró, que é onde há mais movimentação e infraestrutura, já que ali estão a maior parte das pousadas, bares e restaurantes, além das lojas. Por conta de uma lei do município de Jijoca, os bares e baladas do local só podem funcionar até às 2h da manhã, mas é bastante comum que o comércio feche às 22h.

Se você busca por agito durante à noite, a dica é aproveitar para conhecer alguns bares que oferecem música ao vivo (normalmente forró) na Rua do Forró. Há ali alguns pontos específicos em que você pode experimentar iguarias e escutar boa música - ideal se você quer se divertir à dois, principalmente. Na Rua Principal, você encontra show de rock ao vivo e bom chopp, portanto, é só escolher a melhor atração e cair na festa!

Para experimentar o melhor da cultura local, prove a culinária nordestina que oferecem nos restaurantes do vilarejo. Aproveite para conhecer o baião de dois, carne de sol, sarapatel, caranguejada e galinha de mandioca.

Ah, e não deixe de assistir ao famosíssimo pôr-do-sol na Duna do Pôr do Sol e aproveitar para finalizar o dia com uma caipirinha comprada no final da Rua Principal. As barraquinhas por ali são especialistas neste tipo de drink, e é um momento bastante agradável para terminar um dia de passeio em boa companhia!

Melhor época

É sempre verão em Jericoacoara!

Já adiantamos que o melhor período para uma viagem inesquecível em Jericoacoara é durante a primavera, onde tanto a temperatura, quanto o índice de chuva diminui consideravelmente, tornando os passeios muito melhores. Entretanto, não é uma regra. Jeri sempre oferece temperaturas altas (sendo a média 35ºC durante a primavera e o verão), e possui basicamente dois períodos: quando está chovendo muito ou quando a chuva não dá tanto as caras.

Já durante o outono e inverno, as temperaturas podem cair para 22ºC nos dias mais frios. Isso não é o problema: durante julho, principalmente, as lagoas estão cheias e é a melhor época para visitar e aproveitar a famosa Lagoa Azul do local. 

Além disso, começa oficialmente a temporada com mais ventos, ideal para praticar windsurf e kitesurf, duas atividades que você pode aproveitar para tornar o período de férias em grande estilo. 

Por mais que haja um período considerado “melhor” para visitar o lugar - considerando baixas temporadas e um clima mais ameno - Jericoacoara não peca em oferecer atividades para todas as estações, com um clima majoritariamente ensolarado e perfeito para desbravar tanto a vila, quanto às praias e atrações que possui.

Como chegar

Saiba como chegar a este paraíso natural do Ceará

Hoje em dia é muito mais fácil chegar em Jericoacoara em comparação a como costumava ser. Isso porque, antigamente, só os mais aventureiros encaravam as estradas de terra batida até a vila de pescadores, que é cercada por dunas de areia e lagoas cristalinas. Desde junho de 2017, quando o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa foi inaugurado no município vizinho de Cruz, a cerca de 32 quilômetros de distância, a acessibilidade a Jeri mudou significativamente.

Sendo assim, turistas do mundo inteiro podem acessar Jericoacoara através de voos regulares de várias cidades do Brasil, como Belo Horizonte, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Parnaíba, São Paulo e Teresina. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam, MAP e VoePass oferecem voos para o aeroporto, facilitando o acesso a um dos destinos mais desejados do Nordeste brasileiro.

E não se esqueça: a Entreverdes oferece transfer desde o aeroporto até a pousada, portanto, você não precisa se preocupar com nada!

Curiosidades

Você sabia?

Para começar, Jericoacoara tem essa “vibe” simples - apesar da modernização de uns tempos para cá - porque era habitada apenas por pescadores até 1985. Isso já diz muito sobre sua infraestrutura, já que foi descoberta para o turismo há poucas décadas atrás e se tornou popular recentemente.

Foi após jornais internacionais a descobrirem e a classificarem como um destino de beleza ímpar, que se tornou o que é hoje: apesar de rústica e com muitas áreas preservadas, há ali inúmeros hotéis 5 estrelas e pousadas que oferecem até piscinas privativas. Não é à toa: em 1997, foi cenário para o filme “A Ostra e o Vento”, premiadíssimo e conhecido pelo mundo afora. Já no ano seguinte, foi palco para a novela “Meu Bem Querer”, continuando a atrair famosos e curiosos do mundo todo para o pequeno vilarejo.

Alguns anos depois, foi transformada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), fomentando um turismo mais sustentável, e em 2002, foi recategorizada como Parque Nacional, para obter mais proteção dos ecossistemas da região e seus recursos naturais.  Portanto, apesar de receber muitos turistas, mantém sua essência até hoje: não possui trânsito, nem semáforos e por conta da alimentação elétrica da Vila ser subterrânea, à noite quem ilumina Jeri ainda é a luz da lua, estrelas e dos bares das ruas principais.

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

  • Ao visitar este paraíso natural, lembre-se que existe uma taxa ambiental, sendo válida por até dez dias, além de ser obrigatória para visitantes de 13 a 59 anos (com exceção de deficientes físicos). Mas não se preocupe, o valor é justo e contribui para a conservação da natureza exuberante de Jericoacoara. Consulte-nos sobre os valores.

  • É importante guardar o comprovante da taxa de visitação, pois ele é cobrado sempre que você sair do vilarejo e  voltar depois de algum passeio.
  • Veículos particulares são proibidos em Jericoacoara, por conta do risco de atolamento na areia. Para se locomover entre os lugares e passeios, é preciso contratar o serviço de buggy ou outros veículos 4x4.

  • Não há bancos ou caixas eletrônicos na vila, portanto, é preciso ir para cidades vizinhas ou Jijoca para pegar dinheiro ou realizar transações.

  • Apesar de ventar muito no local, não esqueça de passar e retocar sempre o protetor solar. Outra dica é usar chapéus e óculos escuros durante os passeios, principalmente nas dunas, para evitar que a areia entre nos olhos.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos