Fernando de Noronha

Pernambuco

Um pedacinho do paraíso no meio oceano Atlântico

Está perdendo tempo se ainda não conhece o arquipélago de Fernando de Noronha, hein!?

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001 e sendo uma Reserva Ecológica e Parque Nacional, o Arquipélago de Fernando de Noronha é internacionalmente conhecido por suas praias para lá de paradisíacas, a grandeza da biodiversidade marinha e natureza exuberante ali presente. O arquipélago vulcânico, que compõe-se de 21 formações entre ilhas, rochedos e ilhotas localizadas no oceano Atlântico, cuja extensão terrestre abrange a proporção de 26 km², tem a ilha chamada de “Fernando de Noronha” como sua principal e a única habitada.

Fernando de Noronha é ainda considerado um dos melhores destinos do mundo para a prática de mergulho e snorkeling, por conta da ampla diversidade de vida marinha, incluindo golfinhos, tartarugas e tubarões. Além de atividades aquáticas, os turistas de Noronha também desfrutam de trilhas, de passeios de barco, bicicleta, buggy e da observação da vida animal, justamente porque a ilha abriga uma variedade de espécies, como a ave marinha de Fernando de Noronha, a cobra-de-praia de Fernando de Noronha e o lagarto gigante de Fernando de Noronha. Sua visitação é controlada pela quantidade de pessoas permitidas diariamente, fora algumas restrições de entrada em determinadas áreas da região, incluindo a área de proteção ambiental e marinha.

Por isso, planeje com antecedência a sua ida a Fernando de Noronha, seguindo as regras preestabelecidas para garantir que a diversão e o lazer ocorram em segurança e com respeito ao arquipélago. Bora conhecer Noronha!?

Atrativos

Veja como aproveitar o melhor da ilha

O Arquipélago de Fernando de Noronha proporciona diversas trilhas, que oferecem vistas espetaculares da natureza e da vida selvagem, como a Trilha do Atalaia, Trilha do Mirante e a Trilha do Pico. Além disso, o destino é considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulho e snorkeling, devido à sua grande variedade de vida marinha, incluindo tartarugas, golfinhos e tubarões.

Famoso pelo seu conjunto de belíssimas praias, podemos citar a Baía dos Porcos, Baía do Sancho e Praia do Leão, esta última sendo uma das mais visitadas do arquipélago, por sua paisagem de beleza ímpar e por ser o único local onde é permitido tomar banho no mar com os leões marinhos. É também a principal área de desova de tartarugas, sendo acessada a partir de uma trilha sem nenhuma infraestrutura, portanto, tenha cuidado e leve consigo pelo menos uma garrafa d’água. Há também a Praia da Cacimba do Padre, que é bem extensa e uma das mais procuradas por surfistas. Agora, se procura um ambiente ainda mais calmo e privativo, precisa conhecer a Praia da Conceição, que atrai a atenção de turistas pela coloração do mar, além do seu tamanho que garante a paz e a tranquilidade que muitos buscam.

 Aqui não vai faltar atividade!

Caminhada Histórica

Caminhada Histórica

Ver mais
Entardecer

Entardecer

Ver mais
Expedição de Canoa Havaiana

Expedição de Canoa Havaiana

Ver mais
Ilha Tour por Fernando de Noronha

Ilha Tour por Fernando de Noronha

Ver mais
Mergulho Batismo

Mergulho Batismo

Ver mais
Mergulho Credenciado

Mergulho Credenciado

Ver mais
Mergulho de Praia

Mergulho de Praia

Ver mais
Passeio de barco Baía dos Golfinhos

Passeio de barco Baía dos Golfinhos

Ver mais
Trilha Aquática (Mergulho Livre)

Trilha Aquática (Mergulho Livre)

Ver mais
Trilha Atalaia Pontinha Caieiras

Trilha Atalaia Pontinha Caieiras

Ver mais
Trilha Capim Açu

Trilha Capim Açu

Ver mais
Trilha Costa Azul

Trilha Costa Azul

Ver mais
Trilha Costa dos Mirantes

Trilha Costa dos Mirantes

Ver mais
Trilha Costa Esmeralda

Trilha Costa Esmeralda

Ver mais
Trilha do Abreu

Trilha do Abreu

Ver mais
Trilha Morro São José

Trilha Morro São José

Ver mais
Trilha Piquinho

Trilha Piquinho

Ver mais


Vale a pena também conhecer o Centro de Visitantes do Projeto TAMAR, cuja entrada é gratuita, fomentando todas as noites o conhecimento através de palestras com temas variados para quem se interessa pela biodiversidade marinha. 

Além disso, a ilha também é conhecida por sua rica história, incluindo pontos turísticos e fortificações históricas, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios.

Melhor época

Fernando de Noronha esbanja beleza o ano inteiro!

A melhor época para viajar para Fernando de Noronha é entre agosto e fevereiro, quando o clima está mais seco e as temperaturas mais agradáveis. Durante este período, as chances de chuva são mais baixas e a beleza das águas cristalinas fica mais evidente. De março a julho o arquipélago também é lindo, mas nessa época do ano as chuvas deixam as águas um pouco mais turvas. Em compensação, você encontrará a ilha mais vazia, mar calmo e preços menos elevados. Tudo de bom também, não é mesmo?

Lembramos ainda que existe um controle para a visitação à ilha que consiste em delimitar diariamente o número de turistas permitidos. Além disso, é de suma relevância seguir as regras de preservação ambiental, levando em consideração que algumas áreas da ilha estarão fechadas para visitação turística.

Como chegar

Aproveite o voo para curtir também o Atlântico visto de cima

O principal e mais indicado meio de transporte para chegar em Fernando de Noronha é o avião. Isso porque o arquipélago está a no mínimo 370 km de distância da costa de Natal, no Rio Grande do Norte. E embora Natal e Recife, capital de Pernambuco, fossem até então as únicas cidades das quais partem voos diretos até lá, agora você também pode voar direto do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Há como também acessar o arquipélago por meio de barco, mas essa opção é menos comum, sendo única e exclusivamente viável com uma autorização prévia do IBAMA. Verifique ainda as taxas de visitação e as restrições vigentes para adentrar Noronha, como por exemplo, o limite de bagagem permitido.

Curiosidades

Você sabia?

A ilha leva o nome do fidalgo português que foi o financiador da segunda Expedição Exploradora, Fernão de Loronha. E embora tenha sido descoberta em 1503 por Américo Vespúcio, foi Loronha quem acabou levando a fama. Sabia ainda que nem ele e nem sua família nunca pisaram lá?

A ilha foi usada como prisão política durante o período da Ditadura Militar brasileira e até hoje é possível ver suas ruínas. O presídio foi construído em 1737, tendo sido desativado 200 anos depois, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, época essa que o Arquipélago de Fernando de Noronha acabou se tornando uma das bases para a defesa nacional.

Você sabia que no sétimo mês de gestação, o governo do Estado de Pernambuco paga as passagens, hospedagem e as refeições diárias para que a gestante e um acompanhante até o nascimento do bebê? Tudo porque, segundo a lei, nenhum cidadão possui o direito de nascer naquele pedaço de terra em específico.

Sendo a menor rodovia do Brasil, com apenas 7 km de extensão, a BR 363 é a principal estrada que liga Fernando de Noronha ao continente, sendo utilizada tanto por turistas quanto por moradores da região. E apesar de ser curta, é necessário prestar atenção ao percorrê-la, pois é frequentemente usada por ciclistas e pedestres.

O arquipélago conta com somente um posto de gasolina, com a gasolina mais cara do país. Seus preços podem facilmente alcançar até 50% a mais que o encontrado em postos da capital Recife.

Não tenha medo de pegar uma carona quando estiver em Fernando de Noronha. A prática é bem comum na ilha que é pequena. Além disso, os moradores locais também são conhecidos por oferecer carona aos turistas que precisam se deslocar de um lugar para outro.

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

  • Faça sua reserva com antecedência, principalmente se a sua viagem ocorrerá durante a alta temporada. A visitação à ilha é controlada, havendo um limite diário de turistas que têm sua entrada permitida;
  • Evite frustrações, reservando também suas atividades programadas e passeios. Atividades como mergulho, snorkeling, passeios de barco, entre outros, requerem que a reserva tenha sido feita antecipadamente, para o garantimento de sua vaga;
  • Verifique com atenção as taxas e restrições. Você deve levar em consideração que existe, por exemplo, um limite de bagagem permitido para adentrar à ilha;
  • Leve o necessário em sua bagagem. Não se esqueça de itens cruciais, como o protetor solar, repelente para insetos, lembrando de trazer seus calçados e roupas mais adequados para caminhadas.
  • E embora vivamos na era digital, é preciso carregar consigo alguma quantia em espécie, pois poucos estabelecimentos possuem terminal de cartão de crédito;
  • Siga as regras de preservação ambiental. Você estará visitando uma Reserva Ecológica e Parque Nacional e por isso é preciso seguir as regras de preservação ambiental e limites de visitação.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos